Direito ou poder?



Há muito tempo eu estava criando coragem e me preparando psicologicamente para falar sobre esse assunto, que me irrita extremamente. Posso antecipar que, provavelmente, serei esculachada, xingada e até mesmo ameaçada por muita gente. Independente de estar sendo egocêntrica ou ignorante estou sendo realista.

A questão de direito aos "gays" tem sido um assunto muito polêmico na última década. Casamento para gays, direito disso e daquilo, união estável, adoção (...) são todos quesitos que fazem parte desse círculo de discussão. O problema é que, tem muita gente que por ser “homossexual” se considera mais merecedora e superior do que as outras pessoas. A pouco tempo vi relatos que usam seus direitos não como forma de utopia, igualdade, mas para aparecer. O homossexual lutou e luta tanto para reivindicar esses direitos, que uma sociedade capaz de negar ou até mesmo confrontar isso é tida como preconceituosa. A questão é que, ser gay, bi ou seja lá qual for sua opção sexual não te faz diferente das pessoas, melhor ou pior, os direitos que você quer exercer não são direitos para te beneficiar, pra te tornar melhor ou mais importante, e sim para mostrar que você é exatamente igual aos outros.

Gay não precisa de direitos diferentes ou alguém que dite sua opinião, muito menos atenção particular. Da mesma forma que um negro, que sofreu e sofre com tanto preconceito não precisa ser tratado como uma anomalia que requer direitos especiais porque a sociedade não tem uma formação psicológica estabilizada o suficiente pra aceitar ou respeitar isso, até porque isso é algo extremamente absurdo. Não estou dizendo que eles não merecem respeito, porque sim, eles merecem. Até porque ter coragem o suficiente para enfrentar uma sociedade ignorante não é fácil. Mas se o fato é ser respeitado, nada mais justo do que receber o mesmo tratamento que um hétero ou alguém de opção, raça ou religião diferente recebe.

Direitos, reivindicações, poder ou erecto não servem pra te destacar da sociedade, elas servem para dizer que independente de suas diferenças culturais, sexuais ou ideológicas você é igual a todo mundo.

Parada-gays-2012-520x390_large

(Só para ressaltar, o dito não foi direcionado a todos, inclusive tenho amigos que são e os respeito muito. Além disso foi uma forma de expressão unicamente minha, e tenho, jamais, a intenção de promover algum tipo de preconceito com este post). 

Postagens mais visitadas